VINHO VERDE DO TÂMEGA E SOUSA EM DESTAQUE NA CHINA

O Vinho Verde do Tâmega e Sousa vai marcar presença, pela primeira vez, na QWine Expo – Qingtian International Wine Exhibitions, um certame dedicado ao vinho que decorre de 16 a 18, em Qingtian, na província de Zhejiang, uma das mais desenvolvidas da China, com o quarto maior PIB entre as províncias chinesas.

A feira, que assinala este ano a sua segunda edição, pretende assumir-se como o polo do mercado mundial vínico da China. A primeira edição da QWine Expo contou com a participação de 63 países, 405 empresas vínicas, 367 empresas de importação e mais de 2000 compradores profissionais. Este ano a organização perspetiva um aumento dos números, contando para isso com 1.600 stands, distribuídos por oito pavilhões, cobrindo uma área total de 90 mil m2.

A participação da região do Tâmega e Sousa insere-se no âmbito do protocolo firmado, em 2015, entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e a Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China, entidade que tem como missão a promoção do intercâmbio económico e cultural entre Portugal e a China.

A par da presença na feira, será também firmado um protocolo de cooperação entre a CIM do Tâmega e Sousa e a Câmara de Qingtian da Província de Zhejiang, com o objetivo desenvolver uma atuação conjunta e concertada nos domínios da internacionalização, promoção, dinamização e execução de ações que reforcem a competitividade das pequenas e médias empresas de produção de vinhos da região.

A participação do Tâmega e Sousa na QWine Expo insere-se na operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, sendo cofinanciada pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Fonte: CIM do Tâmega e Sousa