CETS defende mais cooperação e mais sensibilização na prevenção de doenças nos locais de trabalho

No Dia Mundial da Tuberculose, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa participou no webinar “Prevenção de doenças nos locais de trabalho: Da Silicose à Tuberculose”, promovido pela Autoridade para as Condições do Trabalho, através da Unidade Local de Penafiel. 

Na sessão, foram destacados os setores de atividade que apresentam maior risco e sinalizadas as medidas de prevenção a adotar para prevenir a doença e a sua propagação. Foi ainda debatido o futuro tecnológico e inovador da indústria extrativa e transformadora.

Na intervenção, o Presidente do CETS, Emídio Monteiro, referenciou os setores da Pedra e da Construção Civil como os de maior exposição e os municípios de Felgueiras, Marco de Canaveses e Penafiel, onde se verificam mais notificações de silicose (que potencia o aparecimento de Tuberculose). Salientou ainda a importância de mudar mentalidades na indústria, defendendo uma ação concertada entre as entidades locais e regionais para o progresso, a partilha e o fomento de conhecimento.

“A política estratégica do Conselho Empresarial passa pela promoção e apoio à concertação de esforços, à cooperação entre as diversas entidades locais e regionais. Cada organismo, com as suas valências próprias, tem um papel importante enquanto agente de promoção de conhecimento para os seus públicos. Unidos, ganhamos escala, conseguindo chegar a todos”, lembrou.

A título de exemplo das ações desenvolvidas pelo CETS, neste âmbito, lembrou a realização de ações de capacitação, muito direcionadas para a importância da inovação e readaptação de processos, e das ações de benchmarking do projeto Qualify&Brand On, em que os empresários tiveram oportunidade de conhecer exemplos muito concretos de sucesso e de boas-práticas a implementar.

“A indústria mudou, o futuro vai dando novas tecnologias, maquinaria e proteção que permitem diminuir a exposição à sílica, mas ainda é preciso mudar mentalidades na indústria. É necessário incentivar e continuar a apoiar as empresas, os seus empresários e colaboradores”, sublinhou ainda.