Tâmega e Sousa: Roteiro turístico especial para a Páscoa

Nesta Páscoa 2022, o CETS apresenta sugestões do que visitar e degustar. A região do Tâmega e Sousa é rica em património religioso e cultural, tendo vários monumentos de interesse. A gastronomia é também um fator forte deste território, com pratos e doces diversificados. Por isto e muito mais, vale a pena aproveitar uns dias em família por cá.

Deixamos abaixo algumas dicas do que fazer em Resende, Cinfães, Baião, Marco de Canaveses, Castelo de Paiva, Penafiel, Paços de Ferreira, Lousada, Celorico de Basto, Amarante e Felgueiras.

Bons passeios!


Resende

Se visitar Resende, conheça a Igreja de São Martinho de Mouros, monumento nacional desde 1922. Não saia deste concelho sem experimentar o seu doce mais afamado: as Cavacas.


Cinfães

Se visitar Cinfães, conheça a Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela, que foi um mosteiro de monjas beneditinas até ao século XVI. Aproveite para adoçar o seu dia com os Bolos de Manteiga.


Baião

Se visitar Baião, conheça o Mosteiro de Santo André de Ancede, cuja primeira referência conhecida é de 1120. Se é apreciador de fumeiro, então está no sítio certo pois, em Baião, esta é uma iguaria de excelência.


Marco de Canaveses

Se visitar Marco de Canaveses, conheça a Capela da Senhora da Livração de Fandinhães, templo “misterioso” de fundação medieval. No que toca a gastronomia, comer anho assado no Marco é quase obrigatório.


Castelo de Paiva

Se visitar Castelo de Paiva, aproveite para conhecer o Marmoiral de Sobrado, um dos monumentos que marca a passagem do cortejo fúnebre da Rainha Sta. Mafalda, com destino ao Mosteiro de Arouca, e que perpetua a sua memória. O Pão de Ló de Serradelo é a iguaria perfeita para provar durante a passagem por este concelho.


Penafiel

Se visitar Penafiel, a Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios é um bom ponto de passagem, para conhecimento da sua história, arquitetura e segredos. A nível gastronómico, já ouviu falar nas Broinhas de Amêndoa e Coco? Se apreciar um bom docinho, o melhor é mesmo experimentar!


Paços de Ferreira

Em Paços de Ferreira, visite o Mosteiro de São Pedro de Ferreira, considerado um dos mais expressivos monumentos do românico português. Qualquer experiência neste concelho fica mais completa ao sentar à mesa e degustar um Capão à Freamunde.


Lousada

Se visitar Lousada, conheça melhor a Igreja do Salvador de Aveleda, cuja fundação remonta aos séculos XI ou XII. Para saborear, fica o conselho a provar o Sarrabulho Doce, que em 2019 foi considerado o 3.º Doce Maravilha no distrito do Porto.


Celorico de Basto

Em Celorico de Basto, vale a pena visitar a Igreja de Santa Maria de Veade, um espaço religioso onde se destaca a cenografia barroca.E não perca a oportunidade de apreciar um belo Cabrito Assado.


Amarante

Se visitar Amarante, conheça a Igreja de Santo André de Telões, cujo interior tem um mural pintado que representa a cena da Natividade. Neste concelho não faltam doces afamados, como são exemplo os Foguetes, feitos à base de ovos-moles e amêndoa enrolados em hóstia.


Felgueiras

Se visitar Felgueiras aproveite para descobrir a Igreja de Santa Maria de Airães, monumento nacional desde 1977. Deliciosas durante todo o ano, mas com um sabor especial nas épocas festivas, as Cavacas de Margaride são sempre uma boa escolha para adoçar o dia.


Boa Páscoa!