FPME 2.0: ‘Uma oportunidade para melhorar estratégias de negócio’

O ‘Formação-Ação PME2.0 (FPME 2.0) – Faz das Pequenas, Grandes Empresas’ é um projeto que visa apoiar as pequenas e médias empresas da Região Norte em processos de reforço de competências, o que ganha especial relevância na atual fase de normalização e retoma progressiva da atividade económica. 

Ao longo dos últimos dois anos, foi possível consolidar um projeto lançado em 2017 e que ganhou em 2020 novo impulso, ao envolver cerca de 200 empresas da região. Com o apoio vital da Associação Empresarial de Portugal e dos demais organismos financiadores, que acreditaram uma vez mais no projeto, o Conselho Empresarial tem conseguido apoiar mais empresas e reforçar a efetiva ajuda à readaptação dos negócios. 

As exigências impostas pela pandemia, pelos mercados voláteis e desafios de um mundo cada vez mais global, acelerado e digital, trouxeram novas condicionantes aos negócios, mas também oportunidades. E o FPME 2.0 é, de facto, uma oportunidade. Para adquirir novas ferramentas, melhorar skills, estratégias de negócio e atualizar conhecimento. Porque, afinal, a qualificação e a formação ajustada às reais necessidades das empresas, são premissas essenciais a uma melhoria contínua da capacidade competitiva destas, em prol de um crescimento mais sustentado. 

Emídio Monteiro 

Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa

O FPME 2.0 é promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, apoiado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), sendo cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.