FPME2.0: ‘Uma intervenção qualificante muito significativa do ponto de vista territorial’

O CESAE Digital, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) e através do Organismo Intermédio AEP, está a promover um projeto de consultoria formativa em 200 micros, pequenas e médias empresas. Este projeto assenta numa intervenção localizada nas empresas e dirigida a empresários e colaboradores em áreas de intervenção previamente identificadas e através de metodologias de planeamento de projetos por objetivos. 

Com esta intervenção pretende-se uma melhoria reorganizacional das empresas, das suas capacidades de gestão, do reforço das competências dos trabalhadores, apoiada na temática alvo de intervenção. 

O processo assenta num levantamento das necessidades formativas das empresas e o seu enquadramento nas temáticas alvo de intervenção – Economia Digital, Internacionalização; Gestão da Inovação, Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST ou outros), Gestão Comercial e Marketing e Indústria 4.0. 

Na fase seguinte, e sempre nas instalações da empresa, decorrem as intervenções, consultoria – diagnóstico, implementação do plano de desenvolvimento das medidas, a avaliação e formação aos colaboradores da empresa nas áreas identificadas como relevantes para cada empresa. 

Os projetos são transversais. Todas as áreas económicas (CAE) são objeto de intervenção, pretendendo-se promover o aumento da produtividade das empresas e acrescer a sua capacidade competitiva. Ao nível dos trabalhadores, queremos aumentar a sua qualificação nos domínios a intervencionar e suscitar uma maior sensibilização para as alterações que os mercados impõem. 

Este projeto também promove, em termos globais da empresa, ações de dinamização e intercâmbio de boas práticas. 

A parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa tem sido profícua e permitiu o envolvimento de empresas da Região Norte nos mais diversos setores de atividade económica, abrangendo 1200 trabalhadores e cerca de 100 consultores e formadores a intervir de forma ativa e contínua nas mesmas. 

Esta é uma intervenção qualificante muito significativa do ponto de vista territorial, com impactos empresariais significativos na melhoria dos contextos de trabalho e dos negócios associados e na qualificação dos seus ativos. 

Luís Manuel Ribeiro 

Presidente do Conselho de Administração do CESAE Digital

O FPME 2.0 é promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, apoiado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), sendo cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.