Notícias

Notícias

CETS defende mais cooperação e mais sensibilização na prevenção de doenças nos locais de trabalho

No Dia Mundial da Tuberculose, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa participou no webinar “Prevenção de doenças nos locais de trabalho: Da Silicose à Tuberculose”, promovido pela Autoridade para as Condições do Trabalho, através da Unidade Local de Penafiel. 

Na sessão, foram destacados os setores de atividade que apresentam maior risco e sinalizadas as medidas de prevenção a adotar para prevenir a doença e a sua propagação. Foi ainda debatido o futuro tecnológico e inovador da indústria extrativa e transformadora.

Na intervenção, o Presidente do CETS, Emídio Monteiro, referenciou os setores da Pedra e da Construção Civil como os de maior exposição e os municípios de Felgueiras, Marco de Canaveses e Penafiel, onde se verificam mais notificações de silicose (que potencia o aparecimento de Tuberculose). Salientou ainda a importância de mudar mentalidades na indústria, defendendo uma ação concertada entre as entidades locais e regionais para o progresso, a partilha e o fomento de conhecimento.

“A política estratégica do Conselho Empresarial passa pela promoção e apoio à concertação de esforços, à cooperação entre as diversas entidades locais e regionais. Cada organismo, com as suas valências próprias, tem um papel importante enquanto agente de promoção de conhecimento para os seus públicos. Unidos, ganhamos escala, conseguindo chegar a todos”, lembrou.

A título de exemplo das ações desenvolvidas pelo CETS, neste âmbito, lembrou a realização de ações de capacitação, muito direcionadas para a importância da inovação e readaptação de processos, e das ações de benchmarking do projeto Qualify&Brand On, em que os empresários tiveram oportunidade de conhecer exemplos muito concretos de sucesso e de boas-práticas a implementar.

“A indústria mudou, o futuro vai dando novas tecnologias, maquinaria e proteção que permitem diminuir a exposição à sílica, mas ainda é preciso mudar mentalidades na indústria. É necessário incentivar e continuar a apoiar as empresas, os seus empresários e colaboradores”, sublinhou ainda.

Notícias

Webinar “Go Poland 2022” mostrou oportunidades do mercado polaco aos empresários do Tâmega e Sousa

Dar a conhecer a realidade e as oportunidades do mercado polaco aos empresários do Tâmega e Sousa, foi o objetivo central do webinar “Go Poland 2022”, realizado a 23 de março.

Esta ação foi promovida pela Câmara de Comércio Polónia-Portugal, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Na sessão de abertura, o Presidente do Conselho Empresarial, Emídio Monteiro, sublinhou que o apoio à internacionalização das empresas tem sido um objetivo central de toda a Comunidade CETS. 

“O apoio à internacionalização das empresas tem sido um objetivo central de toda a Comunidade CETS, na certeza que é um caminho que tem de ser feito neste mercado cada vez mais global em que vivemos. De modo particular, nos últimos anos, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa tem vindo a apoiar o acesso ao mercado Polaco, quer através de missões empresariais e ações de boas práticas, quer através do lançamento de estudos e, em 2022, esperamos concretizar mais ações neste domínio”, explicou o dirigente, sublinhando o objetivo de que “as empresas do Tâmega e Sousa continuem a participar no processo de exposição internacional e que se sintam apoiadas”.

A importância do fornecimento de informações credíveis sobre as dinâmicas internacionais foi igualmente realçada.

“O fornecimento de informações credíveis e essenciais sobre o país, o seu ambiente de negócios, as dinâmicas internacionais em que se envolve, as áreas de crescimento e as oportunidades, são matérias cruciais para as empresas”, notou Emídio Monteiro.

Notícias

Ações de capacitação para Turismo: Inglês Técnico e Espanhol Técnico

Está previsto para junho o arranque das formações em Inglês Técnico e Espanhol Técnico, enquadradas nas ações de capacitação protocoladas na parceria entre o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Estas formações são orientadas para profissionais das áreas de Hotelaria e Restauração e de Turismo e Lazer. A carga horária de cada ação de capacitação é de 25 ou de 50 horas, em dois regimes de horário: laboral e pós-laboral.

Local: Centro Interpretativo da Rota do Românico

A qualificação dos profissionais do turismo e, consequentemente, promoção de maiores índices de qualidade deste setor no Tâmega e Sousa apresentam-se como objetivos centrais da iniciativa.

As ações de capacitação inserem-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Notícias

Webinar ‘Go Poland 2022’ vai aproximar empresas do Tâmega e Sousa ao mercado polaco

A Câmara de Comércio Polónia-Portugal (PPCC) vai realizar, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o webinar “Go Poland 2022”, a 23 de março.

Este evento, a decorrer em formato online e com início às 10h00 (horário de Portugal), destina-se às empresas do Tâmega e Sousa, tendo como principais objetivos dar a conhecer e encorajar os primeiros passos na internacionalização na Polónia, através da divulgação deste mercado externo e a promoção de oportunidades de investimento e de trocas comerciais.

A sessão de abertura contará com as intervenções de Emídio Monteiro, Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, de Telmo Pinto, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e de Wojciech Baczyński, Diretor Geral da PPCC.

No decorrer do evento, que conta com a presença de parceiros especialistas nos campos jurídico, financeiro e económico, serão debatidos temas diversos, desde a análise de dados macroeconómicos e trocas comerciais Polónia-Portugal; a prospeção do mercado e instrumentos de apoio; oportunidades comerciais e setores em destaque; e aspetos fiscais a ter em conta nas trocas comerciais entre a Polónia e Portugal.

FPME 2.0, Notícias

FPME 2.0: CETS retoma inscrições para projeto que ajuda as PME a crescer

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) lançou novo período de inscrições destinado às empresas ao abrigo do projeto Formação-Ação PME 2.0 (FPME 2.0) – Faz das Pequenas, Grandes Empresas’, o qual visa apoiar o reforço de competências e consequente melhoria competitiva de mais de 200 pequenas e médias empresas da Região Norte.

As exigências impostas pela pandemia, pelos mercados voláteis e desafios de um mundo cada vez mais global, acelerado e digital, trouxeram novas condicionantes aos negócios, mas também oportunidades, como sublinha o Presidente do CETS, Emídio Monteiro:

“O nosso projeto de Formação-Ação é, de facto, uma oportunidade para adquirir novas ferramentas, melhorar skills, estratégias de negócio e atualizar conhecimento. Porque, afinal, a qualificação e a formação ajustada às reais necessidades das empresas, são premissas essenciais a uma melhoria contínua da capacidade competitiva destas, em prol de um crescimento mais sustentado”.

Desde 2017, “com o apoio vital da Associação Empresarial de Portugal e dos demais organismos financiadores, o Conselho Empresarial tem conseguido apoiar mais empresas e reforçar a efetiva ajuda à readaptação dos negócios”, recorda o dirigente.

O FPME 2.0 é promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, apoiado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), sendo cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Notícias

CETS, Rota do Românico e Escola de Hotelaria e Turismo do Porto preparam ações de apoio ao Turismo

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto firmaram uma parceria, formalizada a 24 de fevereiro, com vista ao apoio do setor do turismo.

Uma das primeiras ações será a dinamização de formações que contribuam para a qualificação dos profissionais do turismo e, consequentemente, para maiores índices de qualidade deste setor no Tâmega e Sousa.

Numa primeira fase, as ações de capacitação, que vão decorrer no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, abrangem duas áreas temáticas de intervenção — Inglês Técnico e Espanhol Técnico —, estando prevista a realização de duas ações em regime laboral e duas em regime pós-laboral, com formadores identificados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

A cooperação mútua entre estas três entidades nasce “da perceção da necessidade de uma contribuição decisiva para uma melhoria da capacitação e competitividade empresarial e para o desenvolvimento socioeconómico da região Norte, em particular do Tâmega e Sousa”. Para o Conselho Empresarial, é muito importante “a criação de respostas efetivas às lacunas que se vão identificando no território, como acontece com a qualificação de recursos humanos. Acreditamos que as ações previstas vão ter um contributo efetivo e eficaz”, salienta Emídio Monteiro, presidente do CETS.

O presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa / Rota do Românico, Nuno Fonseca, destaca a importância da formação “para a atualização de conhecimentos já adquiridos por outras vias, incluindo a experiência profissional”. Com uma forte componente técnica, esta formação “concorrerá para a otimização do acolhimento de visitantes no território da Rota do Românico, na senda do vasto trabalho de qualificação dos agentes turísticos desenvolvido por este projeto nos últimos anos”.

A parceria entre as três instituições enquadra-se também no espírito de missão da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e no seu propósito de “disponibilizar ao sector os profissionais com o maior valor acrescentado, alcançando tal objetivo através da seleção e indicação dos formadores mais bem preparados e adequados aos objetivos do projeto formativo em causa”.

As ações de capacitação inserem-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Notícias, Novo Rumo a Norte

Estão abertas as inscrições para a 10ª Oficina de Inovação

A 10ª Oficina de Inovação é uma oportunidade gratuita de capacitação de empresas.

O dia 26 de janeiro marca o arranque da 10ª edição da Oficina de Inovação, promovida pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) como parceiro territorial, bem como a Associação Empresarial de Felgueiras (AEF) e o Município de Felgueiras, como parceiros locais.

A primeira sessão irá decorrer presencialmente, no Auditório dos Paços do Concelho de Felgueiras, sendo que as sessões seguintes ocorrerão em formato online. As inscrições, gratuitas e limitadas, já estão abertas.

O contexto pandémico acrescentou grandes adversidades ao tecido empresarial e introduziu grandes mudanças na lógica e comportamento do mercado e consequentemente na atuação das empresas. Mas, os novos Desafios trazem novas Oportunidades para quem estiver preparado!

A Oficina de Inovação representa valor acrescentado, pela qualidade e pertinência da abordagem, pela forte componente prática, pelas ferramentas disponibilizadas, pela oportunidade de desenvolver e implementar um processo de Inovação na sua empresa.

Agarre esta oportunidade de se Capacitar para Inovar.

Notícias

CETS reforçou laços de cooperação com as Associações Empresariais através de visitas de trabalho

Na reta final do ano 2021, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) realizou um conjunto de visitas às Associações Empresariais, suas associadas, com o objetivo de fortalecer laços institucionais através do diálogo e auscultação das reais necessidades das mesmas.

Ao mesmo tempo, cada visita serviu para uma frutífera troca de ideias, levadas em consideração na criação do Plano de Atividades para 2022.

“Para o CETS é muito importante estar no terreno e ‘sentir o pulso’ das nossas associações. Queremos ser aglutinadores das forças da região. E, ouvir opiniões, desejos e anseios das AE’s é fundamental para o bom exercício da nossa missão”, destacou o presidente do Conselho Empresarial, Emídio Monteiro.

Notícias

AEF privilegia a constante orientação para o Associado, ajustando os serviços às reais necessidades das empresas

A Associação Empresarial de Felgueiras iniciou atividade a 28 de setembro de 1976, sucedendo ao Grémio do Comércio criado em 26 de dezembro de 1942. Na base de trabalho está a missão de “servir os interesses dos empresários do concelho de Felgueiras, em especial, os seus associados”.

Emídio Monteiro, Presidente da Direção desta Associação, explica o que tem sido feito na orientação para o associado, assente num ajuste constante de serviços de resposta às necessidades de empresas, mercado e concelho.

Que análise faz do panorama empresarial do território que a associação abrange?

Não vamos ter ilusões que a crise causada pelo COVID-19 trouxe uma profunda recessão económica que tem características globais e que vai (e está) a ferir profundamente a nossa economia. 

Apesar desta situação, há setores mais resilientes que outros. No nosso concelho não é indiferente. O setor do calçado tem conseguido responder valentemente a esta situação. No entanto, outras variáveis prejudicam esta resiliência, como a falta de mão de obra; a falta e o aumento das matérias primas e o aumento brutal dos custos com a energia, que são as principais preocupações no dia-a-dia dos nossos empresários.

A AEF tem procurado responder, dentro do espaço que lhe é possível atuar, elencando algumas ideias e projetos importantes, de modo a responder aos anseios dos nossos associados, definidos no nosso Plano de Atividades.

De que forma é que a associação tem ajudado as empresas, suas associadas?

De forma genérica a oferta de serviços da AEF privilegia uma constante e clara orientação para o Associado, ajustando permanentemente os seus serviços às reais necessidades das empresas, do mercado e da realidade concelhia. 

Como referi, a AEF recusa-se a baixar os braços, e tenta incutir esta mensagem nos seus Associados, e sinceramente considero que estamos a conseguir. Um claro indicador é o número de empresas que se tornam associadas anualmente e a participação cada vez maior nas nossas iniciativas.

Damos como exemplo, o conjunto variado de serviços que coloca à disposição dos seus Associados. Estes estão distribuídos por sete departamentos. A saber: Departamento Administrativo, Departamento de Apoio fiscal e tributário, Departamento de Formação, Departamento de Projetos, Departamento de Eventos, Departamento Jurídico, e ainda Apoio Protocolares.

Do plano de atividades, que dinâmicas se têm destacado?

O nosso Plano de Atividades é exemplo desta vontade e dinamismo que implementamos dia-a-dia, na procura constante das melhores soluções para a comunidade empresarial, em especial, para os nossos Associados. 

Organizamos atividades de índole recreativa para a animação do Centro Urbano e das freguesias do Concelho de Felgueiras, com campanhas de Animação e Promoção Comercial junto dos consumidores para a importância do Comércio Local.

Destacamos dois eventos de forte impacto, tendo sempre em vista este objetivo, tais como: o Festival das Francesinhas, mais direcionado à restauração e a Campanha de Natal alargada a todas as atividades, num modelo diferenciador em face à situação pandémica que atravessamos. 

A nível mais externo, as nossas participações em feiras como o Xantar (Espanha); Exporivaschuh, em “Riva Del Garda” (Itália) e Intur (Espanha), bem como, as missões de prospeção: à feira Micam (Itália) e a Arnedo (Espanha).

Uma forte aposta também na Formação Profissional. Nesta área realizamos inquéritos aos Associados para levantamento das necessidades de Formação Profissional nas empresas associadas; implementamos Cursos de Formação Profissional em diferentes áreas e fazemos um acompanhamento mais próximo e técnico através do programa de formação ação MOVE PME.

Quais as ações previstas para 2022 e projetos em curso?

O plano de atividades para 2022 foi apresentado aos Associados no dia 29 de novembro. Além do arrojado plano de formação, há algumas novidades. Ao nível das campanhas de dinamização do comércio local, a estratégia definida foi a de criar uma maior proximidade com o Associado, com campanhas nas principais datas anuais, como por exemplo, a Campanha da Páscoa e/ou Natal.

A nível internacional um reforço em missões de prospeções e participação em feiras, como o Xantar (Espanha); exporivaschuh, em “Riva Del Garda” (Itália); Intur (Espanha); à feira Micam (Itália) e a Arnedo (Espanha).

Que dificuldades/desafios são mais sentidos pela associação?

A AEF tem conseguido responder à maior parte das dificuldades sentidas pelos nossos Associados, quer seja no esclarecimento e no acesso aos programas de apoio, quer facilitando o acesso à imensa informação que surge quase todos os dias por força da pandemia.

Isto traduziu-se num aumento das empresas associadas, um claro indicador de confiança nesta instituição, para que, em conjunto, dar resposta à crise, minimizando as dificuldades.

Fazem parte do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa as seguintes associações: Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, Associação Empresarial de Amarante, Associação Empresarial de Baião, Associação Empresarial de Cinfães, Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, Associação Empresarial de Felgueiras, Associação Empresarial do Marco de Canaveses, Associação Empresarial de Paços de Ferreira, Associação Empresarial de Penafiel, Associação Empresarial de Vila Meã e a Associação Industrial de Lousada.

Notícias

Tâmega e Sousa: Associações Empresariais promovem campanhas de Natal de apoio ao comércio tradicional

A quadra natalícia é, por excelência, uma época de aposta na promoção do comércio local e de apoio ao tecido empresarial.

Em 2021 não tem sido exceção, com as Associações Empresariais dos municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Felgueiras, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira e Penafiel a dinamizar diversas iniciativas, que incluem campanhas, concursos e atividades, com o objetivo de animar e atrair clientes.


AEA

A Associação Empresarial de Amarante tem em curso campanha com o tema “Amarante, um conto de Natal”, a fim de promover o comércio local, incentivando ao consumo interno.

Inclui-se aqui animação de rua com espetáculos de dança, música e teatro; um concurso de montras e um sorteio de prémios voucher para gastar em compras do comércio tradicional.


AEB

Integrada também no espírito natalício, a AEBaião promoveu até dia 15 de dezembro o ‘Compre em Baião 2021’ que permitia descontos aos clientes nas lojas aderentes.

Seguiram-se outras iniciativas como os ‘Desejos de Natal‘, em que os clientes criaram listas do que gostariam de receber nas próprias lojas; a inauguração do Baloiço de Natal na Praça Eça de Queiroz; ou o ‘Mercadinho de Natal‘, que se realizou a 18 e 19 de dezembro, junto ao Posto de Turismo, em parceria com o Município de Baião.

Os dois últimos fins de semana contaram com animação de rua e distribuição de doces.


ACICP

A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva e o Município de Castelo de Paiva desenvolveram atividades natalícias até dia 19 de dezembro, aos domingos, através da iniciativa ‘Payva Natal ‘21’.

O Largo do Conde foi palco de várias iniciativas, tais como: venda de produtos, ações desportivas, Chegada do Pai Natal e a Hora do Conto, entre outras.


AE Fafe, Cabeceiras e Celorico de Basto

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto está a dinamizar uma campanha de incentivo à compra no comércio local, conjuntamente com o Município Celorico de Basto.

Até 6 de janeiro, cada 10€ de compras dá direito a um cupão que habilita a participar no sorteio de vales de compras.


AEF

A Associação Empresarial de Felgueiras apostou na campanha “Compre no Comércio Local e ganhe a sua Prenda de Natal!”, para assinalar a época natalícia 2021.

Esta ação ainda decorre e iniciou com a entrega de kits de merchandising a cada loja aderente, com diversos materiais adaptados à campanha, incluindo sacos de compra. Tem ainda sido materializada através de cheques prenda do comércio local destinados a empresas para oferta aos seus colaboradores, assim como da distribuição de vouchers para novas compras a efetuar até 28 de fevereiro de 2022.


AEMC

A AEMarco apostou em três iniciativas de promoção do comércio local, em parceria com o Município do Marco de Canaveses: o concurso “Marcoense como Nós” – edição de Natal, que decorreu até 20 de dezembro de 2021; o concurso “Montras de Natal; e publicidade sonora/som de Natal, em que as empresas podem promover os seus produtos e serviços nas ruas da cidade.


AEPF

A AEPF – Capital Do Móvel apostou, neste Natal, em dois concursos gastronómicos – Melhor Bolo Rei e Melhor Chocolate Quente – bem como no habitual Concurso de Montras.

Até 8 de janeiro, está também em curso a campanha de promoção do comércio local e restauração ‘Compre, Raspe e Ganhe‘, em parceria com o Município Paços de Ferreira.


AEP

A Associação Empresarial de Penafiel tem vindo a dinamizar várias atividades natalícias, em parceria com a Câmara Municipal Penafiel e a Freguesia de Penafiel.

As iniciativas do “Penafiel Cidade Natal”, de entrada livre, têm englobado música, teatro, oficinas lúdicas e a presença diária do Pai Natal. Destaque ainda para a existência de carrosséis, um banco de jardim gigante e baloiços de Natal, em diferentes pontos da cidade.

Até 21 de dezembro decorreu o Concurso de Montras de Natal “A Minha Montra é que é!”.


AEVM

A Associação Empresarial de Vila Meã desenvolveu, de 18 a 23 de dezembro, a iniciativa “O Natal na Linha Encantada”, para animar as ruas do comércio local, envolvendo as pessoas.

O conjunto de atividades incluiu a chegada do Pai Natal, animação com duendes, canhão de neve e muita diversão. Um ambiente envolvido por música ao vivo, a cargo de músicos amarantinos.